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INFORMAÇÕES DO CONCURSO:
Prefeitura de São Paulo - SP abre 50 vagas para Coordenador Pedagógico
A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão - SEMPLA e a Secretaria Municipal de Educação - SME, da Prefeitura de São Paulo - PMSP (www.prefeitura.sp.gov.br), fazem saber que realizarão Concurso de Acesso para cargos vagos da Classe dos Gestores Educacionais - Coordenador Pedagógico - QPE-15 da Carreira do Magistério Municipal.
O Concurso destina-se ao provimento de cargos vagos, mais os que vagarem ou forem criados durante o seu prazo de validade.
Das Inscrições:
* As inscrições ficarão abertas através da Internet, no endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br no período das 10h do dia 4 de abril de 2011 às 14h do dia 18 de abril de 2011 (horário de Brasília).
A partir de 8 de abril de 2011, o candidato deverá conferir no endereço eletrônico da Fundação Carlos Chagas se os dados da inscrição efetuada pela Internet foram recebidos e confirmada a inscrição. Caso haja algum problema detectado o candidato deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato - SAC da Fundação Carlos Chagas (11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, úteis, das 10h às 16h (horário de Brasília), para verificar o ocorrido.
Das Vagas:
* Nível Superior: Coordenador Pedagógico (50).
Do Concurso:
O Concurso constará de Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais e Prova Objetiva de Conhecimentos Específicos, Prova Dissertativa e Avaliação de Títulos.
* As provas para o Cargo de Coordenador Pedagógico serão realizadas em São Paulo - Capital, com data prevista para 26 de junho de 2011, em um domingo.
A confirmação da data e as informações sobre horários e locais para realização das provas, serão divulgadas, oportunamente, por meio de Edital de Convocação para Provas publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo - DOC e de Cartões Informativos que serão encaminhados via e-mail. Para tanto, é fundamental que o endereço eletrônico informado no Formulário de Inscrição esteja completo e correto.
O prazo de validade deste Concurso será de 2 anos contados da data da homologação de seus resultados, prorrogável uma única vez por igual período, a critério da Administração.
CONTEÚDO DA APOSTILA
CD-GRÁTIS
CONHECIMENTOS ESPECIFICOS
Currículos e programas
a) Saberes e práticas voltados para o desenvolvimento de competências afetivas, sociais e culturais/Escola
Currículo e diversidade/ Concepção sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem
BARBOSA, Maria Carmen S. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006. cap. 7 - 9.
CAMPS, Ana. Propostas didáticas para aprender a escrever. Porto Alegre: Artmed, 2006. cap. 1 - 3.
FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo. Cortez, 2001.
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2007. cap. 9.
OSTETTO, Luciana E. (Org.). Educação infantil: saberes e fazeres da formação de professores. Campinas: Papirus,
2008. cap. 2 - 5.
PARRA, Cecília. et al. Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 1996. cap. 5 - 7.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed,1998.
WEISZ, Telma. O Diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2002.
b) Organização dos conteúdos de aprendizagem
SÃO PAULO (Cidade). Secretaria de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Guia de planejamento do professor
e orientações didáticas para o professor do 2°ano do ciclo l. São Paulo, 2007. v.1 - 2.
________. As Mídias no universo infantil: um diálogo possível. São Paulo, 2008.
________. Orientações curriculares: proposição de expectativas de aprendizagem do ensino fundamental; ciclo I. São Paulo, 2007.
_________. Orientações curriculares: proposição de expectativas de aprendizagem do ensino fundamental; ciclo II.
(Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências, Artes, Inglês e Educação Física). São Paulo, 2007.
________. Orientações curriculares: proposições de expectativas de aprendizagens e orientações didáticas para a educação infantil. São Paulo, 2007.
________. Orientações curriculares: proposições de expectativas de aprendizagem língua portuguesa para pessoa surda. São Paulo, 2008. p. 14 - 6.
________. Projeto intensivo no ciclo I: material do professor. São Paulo, 2006. v. 1 - 3.
________. Projeto toda força ao primeiro ano: guia para o planejamento do professor alfabetizador; orientações para o planejamento e avaliação do trabalho com o 1° ano do ensino fundamental. São Paulo, 2006. v. 1 - 3.
________. A Rede em rede a formação continuada na educação infantil: fase 1. São Paulo, 2007.
________. Tempos e espaços para a infância e suas linguagens nos CEIs, creches e EMEIs da cidade de São Paulo. São Paulo, 2006.